top of page

Ser consistente ou intenso?

O que será que significa ser consistente?

Será que é assim tão importante a consistência para o sucesso?


O dicionário diz que consistência é a capacidade de ser firme, de manter a estabilidade, o grau de dureza associado a um corpo.


Inês, como posso manter-me consistente?


Acredito realmente que a consistência não é mais um requisito para atingires o sucesso, é o requisito principal. Não importa o quão excelente és a fazer tudo o resto se não tens a capacidade de fazê-lo diariamente.


Mas acredito também que a excelência é absolutamente trivial, ou seja, que é nada mais, nada menos que hábitos pequeninos repetidos dia após dia. E isso está absolutamente ao alcance de qualquer pessoa.


Salvo raras exceções de grandes génios, a maioria das pessoas bem sucedidas que tu conheces não são as pessoas mais inteligentes, mais incríveis ou mais fora da caixa. São apenas pessoas que, ao contrário da grande maioria, assumem um conjunto de hábitos diários que as levam ao sucesso.


Vão existir muitos dias em que não te apetece fazer o que tem de ser feito, nem sequer te apetece lutar contra ti própria ou repetir as coisas de sempre. Em que deixas o teu cérebro dizer-te que não faz assim tanto mal falhar uma vez, depois uma semana, depois dar uma pausa. E no fim passaram-se meses, quiçá anos, e tudo continua igual.


Gosto de fazer as pessoas imaginarem o seguinte cenário: vê o teu negócio como vês os teus dentes. Só prevines as cáries quando lavas os dentes diariamente, não quando passas 5h a lavá-los 1 vez por mês.


Consistência ganha à intensidade


Mas gosto também de que olhem para o sucesso como uma montanha a escalar. Não vai ser sempre fácil, não há uma data para chegar ao topo, mas há uma certeza: se todos os dias andarmos alguns passos, um dia chegaremos ao topo.

Quero dizer-te sinceramente que nem sempre vais acordar inspirado, nem sempre terás o teu motivo para fazeres o que tem de ser feito bem presente. Na verdade, na maioria dos dias nem motivado estarás.


E nesses dias vais ter de fazer. A consistência é isso. Fazer todos os dias aquilo que tem de ser feito, pelo tempo que tiver de ser feito.


Acabou a vida de criança, que só faz o que lhe apetece!


As estratégias que uso para conseguir manter-me consistente são muito simples e quero partilhá-las contigo:


1. Eu sei exatamente porque é que me levanto da cama diariamente – eu tenho um motivo

Se não tens um motivo forte é muito ténue aquilo que te leva a fazer, diariamente, o que tem de ser feito. Não saltes passos. Primeiro descobre o que faz o teu coração vibrar.


2. Eu tenho objetivos claros

Quando te prendes em clichés “eu quero ser feliz”, “eu quero ter mais tempo” corres sérios riscos de nunca fazeres nada da tua vida. E a razão é muito simples, tu nunca conseguirás medir esses objetivos e o que tu não medes não se converte em vitória. Isto faz com que o cérebro comece a dizer-te que talvez não valha assim tanto a pena. O teu interesse baixa e a consistência é um fardo.


3. Eu vivo a transformação muito mais tempo do que o resultado

Quando só olhas para o resultado ele parece distante, causa frustração porque inevitavelmente podes ter mas ainda não tens. Aprende a viver a transformação, a celebrar cada vitória na tua vida, cada pequeno passo. Isso vai dar-te a sensação diária de progresso, aumenta a dopamina no teu cérebro e faz com que fiques mais envolvido, logo mais consistente.


4. Eu meto muita ação na minha vida

A decisão de fazer vale pouco se não fizeres. A inspiração vem quando começas a fazer, a vontade aparece quando te pões em movimento. Não esperes estar motivado para começar, começa para ficares motivado. E fá-lo diariamente.



Se tivesse que dar uma fórmula mágica de sucesso às minhas filhas diria apenas para fazerem todos os dias, até que aquilo fosse tão banal como lavarem os dentes.


O sucesso e a excelência são triviais.

Para quê complicar tanto?


Se queres meter respeito sê consistente… a maioria das pessoas desiste pouco depois de começar a caminhar.


E lembra-te:


Um grande líder não acorda para fazer o que quer, acorda para fazer o que é importante


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page